No dia 5 de maio, a região administrativa completa 51 anos de fundação. Neste ano, em razão da pandemia do Coronavírus, a comemoração será longe das aglomerações
Pela primeira vez em anos, não haverá o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Contorno. No lugar de estudantes, grupos comunitários e servidores das forças de segurança, haverá um ato simbólico em um dueto com músicos da Banda Marcial do Corpo de Bombeiros que homenagearão a cidade tocando o Hino Nacional e outras canções que serão transmitidas via internet.
As medidas adotadas seguem as orientações das autoridades de Saúde para impedir a disseminação da Covid-19.
A Administração Regional do Guará, produtores culturais, moradores e os principais veículos de comunicação da cidade preparam uma agenda especial com a transmissão de lives (sistema de reprodução simultânea disponível nos canais das redes sociais) que facilitará a apresentação de música, saúde, esporte e até da missa e do culto de ação de graças, realizados todos os anos. Tudo online para os guaraenses.
“Não podíamos deixa passar a data sem nos esforçarmos em oferecer algum tipo de comemoração, ainda que simbólica para nossa cidade. A comunidade aguarda, todos os anos, essa grande festa. Contamos com a ajuda de parceiros para podermos apresentar esse formato inédito e necessário nesse momento”, comenta a administradora regional, Luciane Quintana, referindo-se à importância do distanciamento social para conter o avanço do vírus.
Programação virtual – festa em casa
2 de maio
18h e 19h – Serenata BSB – Célia Porto, Rênio Quintas e Purpurina Anzol
@teatromapati
5 de maio
9h – Live – dueto da Banda Marcial do Corpo de Bombeiros
@admguara
10h – Live – Plantio simbólico de três ipês amarelos na Avenida Central do Guará II – Rua do Lazer
Facebook: Simone Vaz Holanda
19h às 22h – Live em comemoração ao aniversário do Guará coordenada pelo "Jornal do Guará" com apresentações de Dhi Ribeiro e Gabriel Correa
@jornaldoguara
20h – Live " Parabéns na Janela" com queima de fogos.
@admguara
@jornaldoguara
6 de maio
15h – Live "Defesa Pessoal" – Combate à violência doméstica – 4° Batalhão de Polícia Militar (Projeto Prevenindo com Arte)
@admguara
8 de maio
16h – Live "Oficina de plantio de mudas em vasos" com a engenheira ambiental Dahiana Ribeiro, representante da Horta Comunitária da QE 38
@admguara
10 de maio
17h – Transmissão da Missa na São Paulo Apóstolo
@pspa_arqbrasilia
Youtube : Pspa Pascom
31 de maio
8h às 22h – Lives com atividades da Rua do Lazer online (cronograma a ser divulgado posteriormente no perfil @admguara)
Histórico
A região administrativa do Guará foi fundada no dia 5 de maio de 1969 com o objetivo inicial de abrigar funcionários públicos do Governo do Distrito Federal.
Com o passar dos anos e o crescimento populacional, o Guará alcançou grande desenvolvimento social e econômico.
Segundo apontou o relatório da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018, feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana da RA Guará era de 134.002 pessoas.
As terras onde o Guará foi implantado pertenciam à antiga Fazenda Bananal, então pertencentes ao município de Planaltina-GO. O nome tem como origem o Córrego Guará, que banha a região, e se origina do Lobo Guará, espécie comum no cerrado brasileiro. A palavra Guará deriva do tupi auará, significa “Vermelho” e é associada tanto ao Lobo-Guará quanto à Ave-Guará.
A Feira Permanente do Guará foi criada em 1983 e, até hoje, é símbolo da cidade e um dos centros de compras mais tradicionais do DF.